O mundo mesmo aqui ao lado.

GUATEMALA - Antigua


Setembro 2009

Aterrei na Guatemala e segui directo para Antigua. É uma cidade pequena mas cheia de historia, património Mundial da Unesco, que fica a 30 minutos de autocarro da capital Cidade da Guatemala, esta última a evitar, uma vez que os índices de criminalidade (de todos os tipos) são assustadores e capazes de demover até o mais aventureiro dos viajantes.

Antigua é uma das cidades mais castiças da América Central, uma óptima porta de entrada para quem vem da Europa uma vez que toda ela está estruturada para receber os turistas, cidade onde o asfalto foi substituído por um bonito empedrado, ideal para torcer pés (coisa que fiz logo no 2º dia de viagem e me obrigou a tomar analgésicos durante os 30 dias seguintes) e cidade onde dancei as melhores salsas de toda a minha viagem (mesmo com o pé torcido, hein!!).

A cor dominante nas igrejas e demais monumentos é o amarelo e o ponto de encontro de turistas e locais faz-se na praça central. É lá que as vendedoras vestidas com trajes tradicionais hiper coloridos e com combinações de cores impensáveis para uma mulher europeia, me assediam com os seus produtos de artesanato: pulseiras, brincos, lenços e tudo o mais. O artesanato em si não me cativa mas a minha maquina fotográfica fica deliciada com todas as cores, cabelos e feições indígenas, os bebes que as mães carregam enrolados em panos ou pela mão, a coqueteria das adoslecentes com as fardas da escola e a brilhantina no cabelo dos rapazes.
Antigua está rodeada por vulcões. O dominante na paisagem é o Agua, imponente e pano de fundo da maioria das fotografias, mas Acatenango e Fuego também são visíveis.

O passatempo preferido por estas bandas é sentar no banco de jardim e ficar a ver quem passa, conversar com os locais e beber uma cerveja Gallo geladinha ao final da tarde.
Para visitar esta cidade é bom vir com calma, para entrar no ritmo dos guatemaltecos (ou chapines, como eles se chamam entre si), desfrutar o máximo da sua companhia e dar tempo para nos habituarmos ao sorriso sincero desta gente, uma vez que daqui para a frente na viagem a tendência é para ver cada vez mais e mais sorrisos. Guatemala é o país dos sorrisos.

Antigua e vulcão Agua


Vendedoras na Praça Central








Sem comentários: