O mundo mesmo aqui ao lado.

GUATEMALA - Vulcão PACAYA

Ainda em Antigua decido subir ao vulcão Pacaya com um guia local. O Pacaya é um dos 4 vulcões activos da Guatemala. Tem erupções contínuas e a subida de 2 horas é algo exigente principalmente para mim que estou com o pé torcido.

A paisagem é magnífica, tiro fotografias como se não houvesse amanha à medida que me aproximo do topo. Subimos até ficar a metros da lava que escorre da cratera. Os restantes turistas tiram fotografias enquanto assam espetados em paus bananas ou marshmellows vendidos no início da subida, para se aproveitar o calor da lava mesmo ali ao lado.


A lava onde colocamos os pés tem 4 dias de idade e começo a apanhar amostras ajudada pelo guia, que muito rapidamente me enche uma mochila com os exemplares mais bonitos. Todos gozam comigo por fazer a dura descida carregada com “pedras” mas eu estou mais feliz que nunca, afinal de contas acabo de ter uma das mais incríveis experiencias e provavelmente irrepetível em outro lugar do mundo, estar a 1 metro de lava que escorre de um vulcão activo.


Ainda bem (ou não) que por aqui ainda não se aplicam regras de segurança e pude ter esta oportunidade de desfrutar da natureza no estado quase selvagem. Este é o grande forte de toda a Guatemala. Ainda não chegaram cá as grandes multidões e os turistas de “pacote” que arrastam consigo pesadas infra-estruturas que destroem toda esta beleza natural.




Vulcões Fuego, Acatenango e Agua

Vulcão Fuego



A coxa e o bastão






6 comentários:

Dylan disse...

Fantástico, como sempre!

Chandra disse...

depois vieram os tuga trekkers e pimba foi a loucura!

Chandra disse...

E depois vieram os temíveis tugatrekers e pimba, foi a loucura!
Libéria Forever!

Chandra disse...

Libéria Forever!

Levy disse...

Diabos, a viagem de uma vida. boa miúda

Kinha disse...

Incrivel!!! Grandes fotos, descrições maravilhosas!! Gostava de falar contigio quiça faer-te um proposta. Em nome de www.minube.pt.
Por favor entra em contacto comigo, catarina@minube.pt.
Obrigada,

Catarina